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Não há como negarmos a realidade ao redor, o audiovisual está presente em diversos aspectos nas nossas vidas. A Lei 13.006/2014 nos traz o indício de que a busca pela aproximação entre o audiovisual e a educação está acontecendo, o que nos leva a refletir sobre a formação inicial docente nesse processo. Como o tema – audiovisual na formação inicial docente – vêm sendo abordado no meio acadêmico? Quais as discussões e que pontos estão sendo considerados relevantes? Com tais questionamentos, a dissertação propôs-se a uma investigação que objetivou analisar, por meio de revisão sistemática de literatura, os estudos que carregam a temática da formação inicial docente, audiovisual e formação estética, buscando compreender de que forma esses assuntos distintos conectam-se em prol dos processos formativos, educacionais e constitutivos dos sujeitos. A investigação e a análise resultaram duas sequências: a primeira, a elaboração da revisão literária das teses e dissertações selecionadas, tratando-se da pretensão inicial deste trabalho; a segunda, decorrente das reflexões despertadas na primeira sequência, teve em seu cenário, como atores principais, a arte, a linguagem, a estética e a criação dos sujeitos, para fins de dialogarmos sobre a constituição de si como parte necessária nos processos formativos. As discussões teóricas se deram tomando por base a perspectiva histórico-cultural, considerando os territórios das relações sociais e culturais, as formações estéticas, o cinema e a educação para o olhar. Os dispositivos metodológicos fundamentaram-se na pesquisa de caráter qualitativo com abordagem sócio-histórica, de revisão bibliográfica. Concluímos que o audiovisual aparece como uma potência, como um espaço para (re)significações de nós e da maneira que enxergamos o outro, uma possibilidade de tomada de consciência e, além disso, a pesquisa abriu a possibilidade de conhecer sobre a formação estética; os futuros professores têm a possibilidade de perceber em si o olhar sensível para fins de (des)construção das experiências nas suas trajetórias, provocando os movimentos criativos por onde tecem os seus enredos. Nos falta, entretanto, expandir o diálogo sobre as políticas públicas educacionais e como pensá-las considerando a trajetória formativa dos professores. Acreditamos na necessidade dessa aproximação nas nossas cenas, pois, muitos dos avanços (e retrocessos) educacionais, dependem das políticas públicas. Esta dissertação veio reafirmar a importância das reflexões e discussões, tanto dentro como fora dos espaços educacionais, provocadas pelo audiovisual na formação inicial docente e na formação pessoal, instituindo a estética, o outro, a percepção crítica e a criação nas nossas vivências.

O AUDIOVISUAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: LINGUAGEM, ESTÉTICA E ANÁLISES EM CENA


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