"A presente investigação, realizada no âmbito do doutoramento em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Minho, buscou identificar os itinerários de educação para o cinema trilhados por cineclubes portugueses e brasileiros. A partir de um viés teórico que discutiu as principais transformações em torno do cinema e dos seus públicos, bem como das culturas infantojuvenis ao longo dos paradigmas históricos da Modernidade e Pós-modernidade, propomos identificar as ações e as contribuições dos cineclubes na contemporaneidade para a educação para o cinema de crianças e jovens. Nossos objetivos investigativos buscaram, numa primeira fase, construir um mapeamento dos cineclubes portugueses e brasileiros, que conduzisse à seleção de quatro casos (dois em Portugal e dois no Brasil) tendo em vista uma análise mais aprofundada das suas práticas de educação para o cinema, numa segunda fase. Além disso, buscamos identificar as dimensões da educação para o cinema adotadas pelos cineclubes investigados, pontuando as particularidades e contextos de cada caso analisado. Buscamos ainda observar as mudanças e/ou permanências das práticas cineclubistas em virtude das transformações nos conceitos de cinema, cineclubismo e públicos infantojuvenis, além de perceber semelhanças e diferenças entre Portugal e Brasil na realização de práticas cineclubistas voltadas às crianças e jovens. Assim, construímos uma investigação pautada em uma abordagem qualitativa, baseada em um estudo coletivo de casos, envolvendo a observação dos projetos e ações de educação para o cinema desenvolvidos pela Associação AO NORTE e pelo Cineclube de Viseu (em Portugal) e pelo Cineclube da Mostra e Cineclubinho Ó Lhó Lhó (no Brasil). Nosso corpus de análise foi produzido através da análise documental dos materiais de apoio disponibilizados pelos cineclubes investigados através dos websites, redes sociais ou oferecidos pessoalmente à pesquisadora; de entrevistas semiestruturadas realizadas com dirigentes, mediadores, crianças e jovens envolvidos nos projetos de educação para o cinema observados; das observações dos cineclubes investigados e nos diários de campo da investigação. A pesquisa permitiu identificar que a diversidade, preservação e divulgação do repertório cinematográfico envolvido nas ações de exibição fílmica; as parcerias estabelecidas com diferentes instituições educativas; a credibilidade e solidez dos projetos junto às suas comunidades; o conhecimento da linguagem cinematográfica explorado nas diferentes atividades, e as novas possibilidades de participação e envolvimento de crianças e jovens no movimento cineclubista são as principais contribuições que os cineclubes investigados oferecem para a consolidação de projetos e propostas de educação para o cinema voltadas ao público infantojuvenil. Também percebemos que as perceções de cinema, de cineclubismo e de culturas infantojuvenis dos mediadores e dirigentes cineclubistas são determinantes na construção das ações de cada projeto de educação para o cinema analisado, nos permitindo analisar como cada instituição atua diante das mudanças nos conceitos de cinema, cineclubismo e culturas infantojuvenis ao longo dos paradigmas da Modernidade e Pós-modernidade. Concluímos a investigação observando a diversidade das propostas formativas instituídas pelos quatro cineclubes, considerando suas conceções e práticas sobre os processos de exibição, análise e produção fílmica junto das crianças e jovens.

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O cinema na escola pelo viés cineclubista: desafios e potencialidades


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