
"Estamos reunindo neste E-book dois livros: o primeiro, em uma primeira edição, composto por artigos que vão trabalhar os “Sonhos” em tempo de pandemia, permitindo nos perguntar: mudou nosso modo de ‘verouvirsentirpensar’ esses sonhos, pela crise que estamos vivendo em Educação com o isolamento de corpos, com encontros feitos especialmente com o uso de tecnologias digitais – sejam sonoras (os podcast), sejam audiovisuais (os meetings diversos) e, no Brasil, com um governo irresponsável no enfrentamento da mesma? O segundo livro foi escrito e publicado em CDROM, no ano de 2014, tendo sido considerado, pela escolha deste formato, como inovador, recebendo
nota máxima na avaliação da CAPES, nesse ano. Mas o CDROM desapareceu e essa segunda edição se fez necessária, permitindo uma boa comparação nos pensamentos surgidos com a escritura e análises feitas em dois momentos diferentes, na saúde, na política, na educação, na cultura, na economia...
Esse livro em segunda edição foi aberto a muitos colegas – possui 24 artigos – e se apresenta, portanto, bem amplo quanto ao número de artigos publicados. O livro em primeira edição, o mais recente, somente com dez artigos, é quase um livro autoral – tão em moda no momento presente – pois apresenta oito textos escritos por membros do GrPesq “Currículos cotidianos, redes educativas, imagens e sons”, que coordeno, e que trabalham com os oitos sonhos do filme. Esse livro, portanto, apresenta dez artigos, bastante articulados quanto aos encaminhamentos epistemológicos-teóricos-metodológicos, o que nos faz ressaltar seu caráter quase autoral.
Destacamos, assim, ainda, essa grande característica da organização e da escritura destes dois livros, como da quase totalidade de textos dos membros do grupo: a formulação e o acompanhamento sempre coletivos da publicação de resultados de pesquisas, da criação de ‘conhecimentos significações’ com os processos de pesquisa e do desenvolvimento do pensamento ‘praticoteórico’ do grupo. Egressos e membros atuais se encontrando para escreverem, juntos, artigos e colaborando na sua publicação."
Os sonhos de Kurosawa na pandemia: ‘fazerpensar’ escolas com estudantes e docentes
 -