Coletivo CineArte

A GRUMAP – Grupo de Mulheres do Alto das Pombas foi criada no dia 8 de Março de 1982. É uma organização política, constituída de mulheres negras, moradoras do Alto das Pombas, bairro periférico situado na zona oeste da cidade de Salvador, no Estado da Bahia.
O grupo mantém o ativismo nas questões relacionadas à equidade de raça e gênero para garantia dos direitos sociais para a população negra na implementação do projeto Bem Viver. A GRUMAP, em sua trajetória de 42 anos de existência, vem acumulando experiência no movimento popular negro com princípios que têm mantido a sua legitimidade, autonomia, ética e o seu protagonismo na construção da Educação pelo Bem Viver.
O presente projeto nasce da perspectiva de aprofundar a formação política da juventude da GRUMAP através do audiovisual e consolidar as atividades que vêm sendo desenvolvidas desde 2018 no CineArte. O CineArte nasce como oficinas de audiovisual integrando o eixo interno da GRUMAP “Formação, Mobilização e Articulação de Crianças, Adolescentes e Juventudes Negras” e se constitui atualmente como um coletivo da juventude para pensar, discutir e realizar cinema.